Louvor ou Pregação, o que deve ser prioridade no Culto?

22/07/2013 09:52

Alguns pensam que na liturgia cristã (culto) o mais importante é a pregação, onde está escrito isso na Bíblia?

Onde está escrito que o tempo da pregação deve ser igual ou maior que o tempo do louvor?

Não posso ignorar que há dois exageros: há aqueles que só querem louvor e há aqueles que só querem á pregação, é necessário equilibro por ambas as partes.

Será que á pregação cristã ou valorizar á Palavra se resume em ter um tempo de meia ou uma hora no Culto? Onde Cristo nos mandou Pregar?

Quando se fala de pregação ou louvor á certo valor por parte de alguns, mas e o ensino como fica? Não são de igual valor á pregação e o louvor?

Alguns valorizam a pregação e menosprezam o louvor como elemento de culto á Deus. Segundo o dicionário Culto é adoração á uma divindade em quaisquer de suas formas, logo no louvor ou pregação, Deus está sendo louvado e falando;

Paulo em sua carta aos 1ª Co 14.26 diz que tanto o louvor quanto o ensino faz parte da nossa edificação, sem diminuir valor de ninguém.

Alguns dizem serem imitadores de Jesus, mas o que Jesus mais vez foi ensinar ou pregar? O seu ministério está marcado pelo ensino e Ele era conhecido como mestre ou Rabi. Jesus é chamado de mestre quarenta e cinco vezes nos Evangelhos, e nunca foi designado como pregador.
Se a pregação é mais importante que o ensino? Porque na Bíblia aparece a palavra “ensinar” mais de 200 vezes na Bíblia, enquanto “pregar”, 140 vezes.

Em uma pesquisa sobre a importância do ensino através da vida de Jonathan Edwards que viveu no século XVIII, mostra que sua obediência e ensino da palavra em sua casa, trouxeram enormes resultados maravilhosos á família. Também foi realizada uma pesquisa com outro homem do mesmo século. Ele se chamava Jukes, que desprezava a palavra mostra resultados tristes.
Segundo alguns pensadores pregar é:
Brook – “É a comunicação da verdade por um homem a outros homens.”
Pattison – “É a comunicação verbal da verdade divina com o propósito de persuadir.”

E o termo grego ke•rýs•so, traduzido por “pregar”, significa ‘fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador)’

O que significa ENSINAR: É todo o nosso esforço de levar alguém a aprender. Não se trata de passar informações de uma mente para outra como objetos de uma gaveta para outra.

Deus fala e a sua mensagem é transmitida (proclamada) de diversas formas, pelo louvor, pelo ensino, pela pregação e outros formas, com isso concorda o Escritor aos Hebreus na sua carta Capitulo 1 e Versículos 1 e 2, também o salmista 19.1. Há vários salmos ou cânticos na bíblia que proclamam a mensagem divina.

Em suma, é necessário valorizar á pregação, louvor e ensino de igual forma, importante que cada um desses elementos transmita claramente á mensagem ou vontade divina.